Pesquisar

sábado, 11 de agosto de 2012

[ ESPECIAL ] Antes de Sam Raimi: Veja as várias versões do filme do Homem-Aranha

Você pode achar que a primeira tentativa de fazer um filme do Homem-Aranha foi nos anos 2000 com o diretor Sam Raimi, mas não foi bem assim.

A série dos anos 70
Agora voltamos ao passado, mais precisamente em 1977. Nesse ano, estreou na TV dos EUA, a série Spider-Man, Mas nos outros países, foram reunidos episódios dessa série, transformando em filme e lançando nos cinemas internacionais. Isso mesmo, o primeiro filme do Aranha não foi o de Sam Raimi.




O Homem-Aranha da Cannon Films
Inicialmente, os direitos de filmagem do Homem-Aranha estavam em posse do produtor e diretor Roger Corman. Mas ele perdeu os direitos, assim, a Marvel os vendeu para a Cannon Films (que produziu "Stallone Cobra" e "O Grande Dragão Branco").
A Produtora tinha um contrato de 5 anos que não iria ser renovado a não ser que fosse lançado um filme do Homem-Aranha até 1990.
Os donos da produtora, Menahem Golan e Yoram Globus, contrataram um roteirista para escrever o filme, e, inicialmente, iria ser dirigido por Tobe Hopper (de "O Massacre da Serra Elétrica"). Mas o problema foi que os donos pareciam não saber ideia de quem era o Homem-Aranha, entregando um roteiro em que o personagem principal era um fotógrafo que foi vítima de um cientista que expôs o cara à radiação, transformando-o em um monstro peludo de 8 braços. O cientista quer formar uma nova raça de seres, mutantes, mas o fotógrafo monstro se recusa a participar, assim ele tem que lutar contra experimentos presos em laboratórios. Tudo a ver com o Homem-Aranha, não? Quando o grande Stan Lee viu o roteiro, mandou refazer tudinho. Novos roteiristas foram contratados e um novo roteiro foi feito. Na nova história, mostra que o acidente que dá os poderes ao Peter (que agora está na faculdade), também é responsável pela fusão dos braços mecânicos no Dr. Octavius, surgindo o Doutor Octopus. O vilão tenta destruir a cidade e só o Homem-Aranha pode impedi-lo.
O diretor Tobe Hopper abandonou o filme, sendo substituído por Joseph Zito, que começou a procurar locações nos EUA e Europa. O orçamento do filme ficou na casa dos 15 Milhões, orçamento alto para os anos 80. O ator escolhido para viver Peter Parker foi um cara chamado Scott. Todos estavam confiantes no projeto, divulgando imagens promocionais e até um trailer.






E, a Marvel ainda publicou uma das revistas do Homem-Aranha com o ator na capa.



Conforme o filme ia sendo produzido, outros nomes foram cogitados para fazer o longa como Tom Cruise e Bob Hoskins como o Dr. Octopus e ainda Lauren Bacall e Katharine Hepburn como Tia May. Realmente tudo indicava que aquele filme iria ser lançado, só que aí tudo desmoronou. Com o lançamento de Superman IV e o filme do He-Man, a empresa decaíu financeiramente, reduzindo o orçamento do filme do Homem-Aranha para 10 milhões. Por isso, muitas coisas que estavam sendo planejadas foram canceladas fazendo o diretor Joseph Zito abandonar o projeto, dizendo que “não queria fazer um filme que já começava comprometido pelo orçamento”.
A Cannon Films acabou falindo e foi vendida para o grupo francês Pathé e, com isso, Manahen Golan (um dos antigos donos da Cannon Films) ficou com diversos direitos autorais de filmagem, incluindo o do Homem-Aranha.
Golan decidiu fazer de forma independente, o roteiro original, com o orçamento grande. Houveram negociações com a Columbia Pictures, que ainda não era da Sony, e, com a Viacom, copraram os direitos de distribuição do filme em Home Video. Logo após, surgiram a Carolco Pictures e James Cameron na história. Tudo indicava que finalmente iria sair um filme do Homem-Aranha.

O Homem-Aranha de James Cameron e Carolco Films



A Carolco Films (O Exterminador do Futuro 2, Rambo) juntamente com a nova produtora de Manahen Golan, a 21st Century Film Corporation, anunciaram que iriam produzir o filme do Homem-Aranha com o diretor James Cameron (Titanic) que reformulou o roteiro.
Mas como Cameron entrou no projeto do filme do Homem-Aranha? Na verdade, ele iria produzir um filme dos X-Men, mas durante uma conversa entre Cameron, Marvel e Carolco, Stan Lee se virou para o diretor e disse "Ouvi dizer que você gosta do Homem-Aranha". Aí os X-Men de Cameron foi cancelado e ele entrou na história do Homem-Aranha.
Primeiramente, o diretor utilizaria o roteiro original, e o preferido para viver o papel do Dr. Octopus era Arnold Schwazernegger. Meses depois, Cameron entregou um novo roteiro com aproximadamente 40 páginas. Nesta versão, tudo mudou e apareceram as teias orgânicas, em vez dos clássicos lança-teias. Neste roteiro, Peter consegue seus poderes e tem que lutar contra o Electro e Homem-Areia. Nesse roteiro surge pela primeira vez a Mary Jane como o amor da vida de Peter. Ela gosta muito do Homem-Aranha, mas não se interessa muito em Peter (ela não sabe ainda da "ligação" entre Peter e Homem-Aranha), e, em um lindo dia, Homem-Aranha salva a ruiva e a leva para o topo da ponte do Brooklin, lá, Peter diz, com a voz disfarçada, para Mary Jane "Você confia em mim?", aí ocorre uma cena de sexo. Depois ocorre uma luta no World Trade Center, ou para os leigos, as torres gêmeas( Essa luta foi reutilizada no game Spider-Man Enter: Electro para PS1). MJ decide esquecer o Homem-Aranha e decide ficar com Peter. Peter decide beijá-la, mas antes fala para ela com a voz de Homem-Aranha, "Você confia em mim?". Desse modo, MJ descobre que Peter é o Homem-Aranha. Esse era o roteiro. Mas porque o filme não ocorreu?
A Carolco estava até o pescoço em dívidas, fechando suas portas em 1992.

E começam mais problemas
Após o cancelamento do Homem-Aranha da Cannon Films, começaram diversos processos. James Cameron tinha um contrato que dava a ele controle total sobre o filme do Homem-Aranha, algo que deixava de lado o dono dos direitos, Menahem Golan. Golan ameaçou processar a Carolco. Depois a Carolco resolveu processar a Columbia Pictures e a Viacom pelos direitos da Home Video. E, para complicar ainda mais, a Fox entrou na jogada pois tinha contrato de exclusividade com James Cameron. Essa confusão durou até 1996 quando a Carolco, a 21st Century Film Corporation e a Marvel faliram.
A MGM compra os direitos de produções da 21st Century Film Corporation, incluindo o filme do Homem-Aranha. Mas Menahem Golan ainda era o detentor dos direitos do Homem-Aranha, e como nenhum filme foi produzido, eles retornaram à Marvel, que já havia se reestruturado. A Marvel vendeu os direitos de adaptação do Homem-Aranha para a Columbia Pictures por 7 milhões de dólares.
Aí a MGM resolveu brigar, dizendo ser a verdadeira dona dos direitos autorais, ameaçando fazer uma adaptação paralela. Assim se inicia mais uma confusão: A Columbia Pictures havia comprado os direitos do Homem-Aranha e tinha contratado um dos antigos executivos da MGM, que levou cosigo alguns direitos de personagens e histórias do 007, a franquia mais famosa e lucrativa da MGM; A MGM tinha comprado os direitos da 21st Century Film, o que incluia o Homem-Aranha. Se a Columbia fizesse um filme do 007, tiraria a franquia das mãos do estúdio, que poderia dar o troco com a produção de um filme do Homem-Aranha. Mas, não querendo mais confusão, as produtoras resolveram fazer uma troca, A Columbia abandonava o 007, e a MGM cedia os direitos do Homem-Aranha.
Assim, A Columbia, agora já pertencente à Sony, começou, em 2000, a produzir o longa do Homem-Aranha. E, em 2002, estreia, "Homem-Aranha", finalmente! E veja como o mundo dá voltas, atualmente, a Columbia é dona da MGM e de seus direitos autorais, incluindo 007.


2 comentários:

  1. E o Homem-Aranha da Toei (Era um seriado oficial da Marvel)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post fala sobre filmes do Homem-Aranha. Foi mencionado a série americana dos anos 70 porque ela tem um filme e alguns episódios foram unidos para se tornar filme, em alguns países, o Homem-Aranha da Toei não entrou por ser uma série japonesa, e não um longa-metragem americano. Sim, o Homem-Aranha japonês era oficial da Marvel.

      Excluir