Pesquisar

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

(Minha opinião) Porque o "Homem-Aranha 3" não deu certo



Deixo claro que a postagem a seguir é a minha opinião pessoal, baseada em fatos. Você pode concordar ou não, mas por favor, não comece com discussões nos comentários, OK?

Primeiro vamos aos fatos.



Diante do sucesso dos dois filmes anteriores, a Sony decidiu que Sam Raimi deveria escrever o roteiro do terceiro filme (ele apenas dirigiu os anteriores, não roteirizou). Raimi já tinha uma boa ideia da história do filme, que traria o Harry Duende e o Homem-Areia, este último como o vilão principal. Mas a Sony, visando lucros, decidiu que o Venom deveria entrar na jogada. "Introduza o Venom no filme, ele é popular", disseram ao Sam Raimi. O diretor deixou claro que não gostava do personagem pelo fato de ele ser frio e sem sentimentos, e não ter um pingo de humanidade, mas, por ser uma ordem superior, ele teve que introduzir o simbionte no roteiro. Várias cenas muito boas do filme foram retiradas para abrir espaço para o Venom.
Flint Marko faz castelo de areia para sua filha, Penny - cena cortada de "Homem-Aranha 3"

Agora, porque o Homem-Aranha 3 não deu certo? Oras, na minha opinião, grande parte da culpa vai para a Sony, por querer lucrar e forçar a introdução de mais um personagem em um roteiro que já estava basicamente pronto.
Eu creio que o roteiro que Sam Raimi havia escrito, antes de introduzir Venom, seria muito bom, pois, pelo que eu vejo do resultado final, se o Homem-Areia tivesse sido melhor trabalhado, com certeza teríamos uma história muito boa.
Claro que Raimi não escapa disso. Ao introduzir Venom no roteiro, ele poderia ter feito melhor que aquilo que vimos no cinema. Talvez ainda não iria ficar tão bom quanto a versão sem o Venom ficaria, mas eu creio que poderia ficar um pouco melhor que a versão final da história.
Creio que a história do Harry não foi tão alterada. Mas, o mais prejudicado realmente foi o Homem-Areia.



Então, resumindo, realmente, a Sony errou feio ao querer o Venom na história que estava praticamente pronta, e Sam Raimi poderia ter introduzido o personagem de um jeito melhor sem prejudicar tanto o roteiro.
Esta é minha singela e inocente opinião, por isso você pode não concordar. Se assim desejar, pode comentar abaixo a sua opinião. Estamos aberto a discussões (saudáveis!)

10 comentários:

  1. Assim, como o terceiro filme poderia ter ficado bom com os 3 vilões, O Espetacular Homem-Aranha 2 também pode. Vamo ver se a sony vai repetir a mesma besteira de antes.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Taiko. Mais ei, O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro, pode dá errado não somente pela quantidade desnecessária de vilões e coisas acontecendo ao mesmo tempo. Como revelar o passado dos pais do Peter! Não sei você, mais eu não gostei disso.

    ResponderExcluir
  3. Patrick, realmente "O Espetacular Homem-Aranha 2" realmente está cheio de informações e personagens, tanto que esse foi o motivo de retirar as cenas de Mary Jane, mas vamos dar uma chance a eles, talvez a Sony tenha aprendido com os erros do passado. Sem contar que vários atores do elenco elogiaram positivamente o roteiro do filme.

    ResponderExcluir
  4. o roteiro foi escrito com preguiça ...pelo fato de ter muuuita coincidência ...e o fato do homem areia ser o assassino do tio bem eu ja achei o filme escroto ..mas o q o raime sempre assertou foi no fato de ter sempre colocado cenas iconicas e originais alem de se basear em cenas iconicas dos quadrinhos ...eu ao invés de fazer o homem aranha 3 com o venom eu faria com o lagarto

    ResponderExcluir
  5. o erro deles terem feito tasm foi ter recontado a origem q todos conhecem , terem preguiça de fazer um texto bem elaborado e fizeram cheio de furos e coincidências , terem feito um péssimo lagarto (em todo filme do home aranha fizeram vilões ruins) alem do fato de colocarem os pais do peter de tal forma ...mas acho q ao inves de fazer um reboot do homem aranha eu teria feito uma serie de tv

    ResponderExcluir
  6. Eu nao gostei dos efeitos espeçiais do Espetacular Homem Aranha 2, ficou tipo meio pareçido com o do jogo,mas a roupa é legal ja a voz do electro ficou horriveeelllll ficou ruim demais e o rhino ficou tipo um robo,achei muito ruim essas partes do filme mas o roteiro ficou otimo.

    ResponderExcluir
  7. Creio eu, que eles optaram por colocar o Homem-Areia como assassino do tio Ben, para mostrar o Peter furioso quando ele estava com a simbiose, e pra isso tinha que ter um motivo, como o Peter já conhecia o Areia, ele decidiu ir atrás para buscar vingança.

    ResponderExcluir
  8. O pior foi o Homem-Aranha, sem duvida, afinal como ele não amadureceu socialmente e emotivamente depois de dois filmes, e ainda soh vira um emozinho por causa de Venom? Pelamor, o interessante do aranha eh sua evolução, seu amadurecimento, e eu não vi muita evolução desse aranha, afinal como você quer um filme de bons exemplos e mensagens, se nem mesmo amadurecer bem, o aranha amadurece? Na minha opinião, o maior erro foi não ter trabalhado bem no personagem principal, que eh o aranha, apesar dos bons roteiros nos primeiros filmes.

    ResponderExcluir